Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ

Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Fotografia de Interiores, Dormitório, Concreto, BalcãoEdifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Imagem 3 de 45Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Imagem 4 de 45Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Fotografia de Interiores, Madeira, CadeiraEdifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Mais Imagens+ 40

  • Arquitetos: BTE-ARQ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1480
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FV, Ilva, Peisa, Roca
  • Categoria: Residencial
  • Arquiteto Responsável: Germán Bustamante
  • Arquitectos Colaboradores: Lucas Guerra, Federico Vega,Federico Fortunato, Bruno Aversente
  • Elétrica: Eléctica Ciardi
  • Casa De Sanitários: Sneuber Sanitarios
  • Materiais: Imepho
  • Paisagismo: Antoniucci Paisajismo
  • Cálculo Estrutural: Ing. Ariel Fernandez
  • Aberturas: Tecsha Aberturas
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Fotografia de Exterior, Fachada, Balcão
© Federico Kulekdjian

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no consolidado bairro residencial de Güemes, na cidade de Mar del Plata, província de Buenos Aires, o Edifício BTE-09 Avellaneda integra-se harmoniosamente a um entorno próximo ao corredor gastronômico das ruas Olavarría e Güemes. Implantado em um terreno de 10,40 metros de frente por 32 metros de profundidade, este projeto destaca-se pelo seu design funcional e estética marcante, desenvolvido em cinco níveis.

Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Fotografia de Interiores, Dormitório, Concreto, Balcão
© Federico Kulekdjian
Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Fotografia de Interiores, Madeira, Cadeira
© Federico Kulekdjian

No térreo, o acesso pedestre é resolvido por meio de um hall que combina vegetação interna e externa, criando uma transição fluida. O acesso veicular, por sua vez, é concretizado através de uma rampa basculante que conecta às garagens distribuídas entre o subsolo e um mezanino. Além disso, incorpora-se um espaço de escritório com vista para a rua, equipado com área de trabalho, sala de estar e banheiro no subsolo.

Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Imagem 45 de 45
Elevação

Os níveis superiores, do primeiro ao quarto andar, organizam-se com duas unidades de três ambientes por andar: uma voltada para a frente e outra para o fundo. Estas são articuladas por um núcleo de circulação central semicoberto, que inclui um pulmão de 3,60 metros por lado, garantindo a ventilação natural das cozinhas. Nos quinto e sexto níveis, apartamentos de maior área oferecem amplitude e exclusividade para aqueles que buscam um design mais generoso.

Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Fotografia de Interiores, Concreto, Balcão
© Federico Kulekdjian

O concreto armado aparente protagoniza a materialidade do edifício, definindo tanto suas fachadas quanto seus interiores. Sua textura crua e robusta é equilibrada pela vegetação presente em canteiros distribuídos por todas as fachadas e áreas comuns. Essa integração dialoga com as árvores do entorno, enquanto a fachada, alinhada à linha municipal, incorpora plantas em todos os seus níveis, reforçando seu caráter orgânico.

Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Concreto
© Federico Kulekdjian
Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Imagem 4 de 45
© Federico Kulekdjian
Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Fotografia de Interiores, Concreto
© Federico Kulekdjian

As aberturas de piso a teto, presentes em todos os ambientes, otimizam a entrada de luz natural e favorecem a ventilação cruzada. No interior, a madeira nos pisos e mobiliário aporta calor, contrastando com a solidez do concreto. Quartos e salas de estar-jantar desfrutam de aberturas para a frente e o fundo, garantindo vistas desimpedidas para a rua e o pulmão da quadra.

Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Imagem 44 de 45
Corte C

O BTE-09 Avellaneda ergue-se como um exemplo de arquitetura contemporânea em Güemes. Seus seis níveis abrigam unidades amplas e exclusivas, com aberturas que maximizam luz e ventilação. A materialidade robusta do concreto aparente é suavizada pelos tons quentes da madeira e pela vegetação integrada, dialogando com o entorno e oferecendo uma proposta residencial que equilibra estética e design funcional, melhorando assim a habitabilidade de todas as unidades funcionais desenvolvidas no edifício.

Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ - Fotografia de Exterior, Balcão
© Federico Kulekdjian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Avellaneda 1539 / BTE-ARQ" [Edificio Avellaneda 1539 / BTE-ARQ] 06 Set 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1029319/edificio-avellaneda-1539-bte-arq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.